BJD
31 máx 14 min
BragançaPaulista11 Dez 2017


Cidade


Parlamentar reafirma apoio do Poder Legislativo para o turismo
Terça-Feira,  05 DEZ 2017
Versão para impressão
Tamanho dos carácteres

 O deputado Edmir Chedid (DEM) reafirmou nesta segunda-feira, 4 de dezembro, que o Poder Legislativo deve por responsabilidade apoiar as iniciativas instituídas a fim de garantir a manutenção e o desenvolvimento do turismo em nível estadual.

A afirmação ocorreu no seminário “Turismo Sustentável como Alternativa de Desenvolvimento”, promovido pela União de Vereadores do Estado (Uvesp) e Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo (FrenTur), realizado no plenário da Câmara Municipal de Bragança Paulista.

De acordo com o parlamentar, o Poder Legislativo tem atuado em parceria com o governo estadual, por meio da Secretaria do Turismo, para que as atividades recebam atenção especial, principalmente as relacionadas com a geração de emprego e renda para os municípios. “Afinal, o Turismo tem sido o maior responsável em nível nacional na geração de emprego e de renda. Mas ainda é preciso continuar promovendo a profissionalização deste setor”, comentou.

Na ocasião, Edmir Chedid lembrou que o Poder Legislativo tem apoiado os municípios na elaboração de programas e projetos, bem como na execução de atividades que garantam o desenvolvimento do setor. “Esta parceria existe, mas ainda não como o esperado por alguns gestores públicos. Na prática, precisamos ainda receber mais críticas e principalmente sugestões dos que estão à frente dos municípios para que possamos aprimorar nossa atuação no parlamento, o que deve ser feito diretamente pelo prefeito ou vereadores”, complementou.

Por fim, garantiu que os municípios também devem se empenhar na elaboração de programas e projetos inéditos para o Turismo, considerados essenciais para que o governo estadual – por meio da Secretaria do Turismo – possa repassar os recursos financeiros existentes no tesouro. Para ele, não é possível aceitar que os municípios simplesmente desprezem os investimentos, principalmente num período em que o país sofre ante a crise econômico-financeira.

“O Poder Legislativo tem apoiado as atividades das 70 estâncias já existentes e defendido principalmente o projeto que institui os Municípios de Interesse Turístico (MITs); restam criar cerca de pouco mais de 80 ainda, mas já atuamos com a finalidade de regularizar esta situação para que, num prazo máximo de dois anos, possamos efetivamente passar a discutir quais serão promovidos à condição de estância e, em contrapartida, quais estâncias serão reclassificadas como MIT como previsto em projeto do governo estadual”, concluiu.

OUTRAS PARTICIPAÇÕES

Jesus Chedid, como prefeito anfitrião, ressaltou a importância das discussões acerca do turismo para o desenvolvimento da região, afirmando que Bragança Paulista, nesta data, foi a casa do Turismo. Todos os componentes da mesa salientaram características importantes sobre o segmento e levantaram apontamentos que foram discutidos ao longo do evento.

Júlio Themes, diretor da Desenvolve SP - Agência de Desenvolvimento Paulista, explorou as ações da instituição financeira do Governo do Estado de São Paulo que oferece melhores opções de financiamento com prazos longos e as taxas de juros mais competitivas do mercado, apoiando o desenvolvimento das pequenas e médias empresas paulistas, incentivando o crescimento da economia e a geração de emprego e de renda em São Paulo.

Além disso, incentiva o crescimento dos municípios com linhas de financiamento para o setor público apoiando a realização de investimentos necessários à infraestrutura da cidade, sem comprometer a saúde financeira do município.

O evento seguiu com a palestra de Toni Sando, presidente da Unedestinos, sobre turismo e eventos com o tema “Turismo e eventos - oportunidades para o desenvolvimento”, seguida pela explanação de Herculano Passos acerca da importância do turismo na economia do Estado de São Paulo.

Veja mais: Seminário sobre turismo atrai grande público e prefeito recebe homenagens