BJD
31 máx 14 min
BragançaPaulista11 Dez 2017


Cidade


Justiça local e concessionária de energia elétrica realizam mutirão de conciliação
Quinta-Feira,  12 OUT 2017
Versão para impressão
Tamanho dos carácteres

 O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Bragança Paulista realizou um mutirão de conciliação em parceira com a empresa Energisa, concessionária de energia elétrica do município.

Foram convidados para o mutirão consumidores com contas em atraso e a empresa ofereceu condições especiais para a quitação dos débitos.

Ao longo de três dias aconteceram 23 sessões, com 22 acordos efetivados – índice de 96% de conciliação. Dessa forma, as demandas são solucionadas entre as partes, evitando-se a judicialização dos casos.

O evento foi coordenado pelo juiz André Gonçalves Souza e contou com a parceria da Universidade São Francisco (USF), por intermédio da professora Marcia Cáceres e equipe – 12 conciliadores e oito estagiários prestaram serviço voluntário.

CEJUSCS

Os Cejuscs recebem demandas processuais e pré-processuais das áreas Cível e de Família. Não há limite de valor da causa e o atendimento é gratuito. O cidadão procura a unidade mais próxima e informa sua situação e o interesse em uma tentativa de acordo. Ele já sairá com a data e o horário em que deve retornar para a sessão de conciliação. A outra parte recebe uma carta-convite.

No dia marcado, conciliadores ou mediadores auxiliam os envolvidos a buscar uma solução para a demanda, tudo sob a supervisão do juiz coordenador. Se houver acordo, ele é homologado pelo magistrado e tem a mesma validade de uma decisão judicial.