BJD
27 máx 13 min
BragançaPaulista24 Mai 2017


Cidade


Proposta criação de consórcio para administração do saneamento básico
Quarta-Feira,  19 ABR 2017
Versão para impressão
Tamanho dos carácteres

 Municípios da região, que enfrentam problemas com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), propuseram a criação de um Consorcio Intermunicipal para a administração dos serviços de saneamento básico.

A proposta foi lançada em reunião (foto) entre os prefeitos dos municípios de Bragança Paulista, Vargem, Pedra Bela, Nazaré Paulista, Tuiuti, Piracaia e Pinhalzinho na tarde de segunda-feira, 17 de abril, no Palácio Santo Agostinho.

“Desde o início do mandato, o prefeito Jesus Chedid busca soluções para os problemas enfrentados com a Sabesp, que atua há mais de sete anos sem contrato na cidade. Por intermediação do deputado Edmir Chedid, o prefeito Jesus vem se reunindo com os prefeitos de vários municípios da região, que passam pelos mesmos problemas, para tratar dessa questão em conjunto.

Entretanto, as tratativas para a renovação do contrato com a empresa não avançaram, mesmo com a importância desta região produtora de água para a região metropolitana de São Paulo”, informou a assessoria de imprensa da Prefeitura.

De acordo com a Prefeitura, várias tratativas foram realizadas pela atual administração, inclusive na Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo e na Secretaria Nacional de Saneamento Básico. Uma comissão chegou a ser montada com representantes da Prefeitura e da Sabesp para tratar do assunto, mas não houve consenso.

Na reunião da última segunda-feira, o prefeito Jesus Chedid e o vice Amauri Sodré, além de vários secretários municipais e vereadores, receberam os prefeitos Jair Fernando Gonçalves, de Tuiuti; Lauro de Lima, de Pinhalzinho; Murilo Pinheiro, de Nazaré Paulista; Silvino Cintra, de Piracaia; e Silas Marques, de Vargem, para dar continuidade às discussões relacionadas ao serviço de saneamento nesses municípios e a situação dos contratos com a Sabesp. As cidades de Socorro e Joanópolis, que não participaram da reunião, também englobariam o consórcio.

O Consórcio Intermunicipal seria uma parceria entre Bragança Paulista, Vargem, Joanópolis, Pedra Bela, Socorro, Nazaré Paulista, Tuiuti, Piracaia e Pinhalzinho, além de outras cidades da região, para a realização de ações conjuntas, incrementando a qualidade dos serviços públicos prestados à população da região quanto ao saneamento básico.

Ainda de acordo com a assessoria da Prefeitura, um novo encontro entre os prefeitos da região foi agendado para este mês, quando será estudada a estrutura para criação do consórcio.