Cidade


Novo reitor da USF destaca principais transformações no ensino superior brasileiro
Sábado,  03 FEV 2018

 Conforme divulgado pelo BJD na semana passada, a Universidade São Francisco (USF) nomeou, no mês de janeiro, seu novo Reitor, Frei Gilberto Gonçalves Garcia, para a gestão 2018-2021, tendo como Vice-Reitor o frei Thiago Hayakawa, que também é Diretor Presidente da mantenedora Casa Nossa Senhora da Paz – Ação Social Franciscana (CNSP-ASF).

Durante um encontro com a comunidade acadêmica no Campus Campinas, o novo reitor comentou as principais transformações no ensino superior brasileiro nos últimos oito anos, destacando o progresso da Educação a Distância (EAD), a regulação da extensão no Brasil e as mudanças no stricto sensu.

“As mudanças recentes nos marcos regulatórios da educação trouxeram profundas mudanças para o planejamento das Instituições de Ensino Superior e, certamente, irão impactar sobre as estratégias da USF”, comentou Frei Gilberto.


Frei Gilberto Gonçalves Garcia
foi anunciado como novo Reitor
da USF na semana passada


O comunicado de atribuições foi realizado pelo Chanceler da Universidade, Frei Fidêncio Vanboemmel. A nova gestão realizou encontros, em janeiro, nos campi Bragança Paulista, Itatiba e Campinas. “Uma grande honra ter sido convidado a voltar à USF, uma instituição em que pude aprender muito sobre gestão acadêmica.

Fico feliz de reencontrar a Universidade, depois de oito anos, com vigor acadêmico e administrativo. Voltar para essa casa em uma situação tão favorável só me dá otimismo e vontade de compartilhar as lições aprendidas nos últimos anos”, afirmou o novo reitor.

Frei Gilberto foi reitor da USF de 2002 a 2010. Foi presidente da Associação Brasileira de Universidades Comunitárias (ABRUC) e presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB).

Também foi presidente Conselho Nacional de Educação (CNE), onde atualmente é membro conselheiro da Câmara de Educação Superior, da qual também foi presidente. Exerceu igualmente funções de reitor em instituições de ensino como a FAE Centro Universitário, no Paraná, e a Universidade Católica de Brasília (UCB), no Distrito Federal.

No período em que vem atuando no CNE, Frei Gilberto presidiu e ainda preside diferentes comissões sobre normatizações do ensino superior brasileiro, criou outras delegações regulatórias e atualmente é o relator de comissões importantes como: marco regulatório dos cursos de pós-graduação lato sensu, para a extensão, para o voluntariado na educação, diretrizes para o ensino religioso no ensino básico e diretrizes curriculares de propaganda e publicidade.

O Conselho Nacional de Educação é um órgão de Estado com funções normativas, consultivas e deliberativas, composto por 24 membros, divididos entre as Câmaras de Educação Básica e Superior. Os membros do CNE são nomeados pela Presidência da República.