Feminina


Beleza: Rejuvenescimento das mãos está no topo dos cuidados com a aparência
Quarta-Feira,  10 JUL 2013

 Quem valoriza e investe na aparência sabe: não adianta caprichar no rosto e no corpo, deixando as mãos de fora. Afinal, as mãos costumam ‘entregar’ a idade real de uma pessoa e só recentemente passaram a contar com terapias de rejuvenescimento eficientes.

“Com o tempo, as mãos podem enrugar e acumular manchas, envelhecendo antes da hora. Elas perdem volume, gordura e elasticidade. Não raro, podemos até mesmo enxergar ossos, vasos e tendões através da pele”, diz o cirurgião plástico Vitorio Maddarena Junior.

O especialista revela que a queixa mais comum em relação às mãos é que elas não fazem jus à aparência e estilo de vida de quem tem espírito jovem, mas passou dos 50 anos.

“Seja no inverno ou no verão, as mãos estão sempre tão expostas quanto o rosto. Daí a importância dos tratamentos voltados especificamente para essa parte do corpo em evidência. Aliás, os cuidados devem começar cedo, passando protetor solar no dorso das mãos diariamente”.

O rejuvenescimento das mãos é um tratamento personalizado. Entre as soluções, o fotorrejuvenescimento a laser alcança resultados tão bons que adia a cirurgia plástica – recurso praticamente abolido hoje em dia por se considerar que são pouco eficazes as técnicas existentes.

“A cirurgia plástica das mãos implica em pequenas incisões na região dorsal do punho ou face lateral externa, no limite entre a pele do dorso, que é mais fina, e a da palma, mais espessa. Trata-se de um procedimento com duração média de duas horas, com anestesia local. Enquanto a retirada de sobra de pele visa devolver o aspecto firme às mãos, o laser pode ser empregado depois para eliminar manchas e marcas”, explica Maddarena.

Mas o especialista chama atenção para novos tratamentos, como o ‘lifting das mãos’. “Quando a camada de gordura das mãos desaparece, sua aparência costuma incomodar a pessoa, já que a pele fica translúcida e enrugada.

Nesse ponto, recorremos às injeções com ácido hialurônico ‘linkado’ (Juverderm® e Perlane®, entre outros) para preencher a primeira camada da pele, restituindo o volume das mãos. Ao mesmo tempo, o uso do laser de luz intensa pulsada e CO2 finaliza o tratamento, removendo manchas de sol que se acumularam por anos e anos.

O resultado é animador e sua duração é semelhante à dos demais preenchimentos – entre 12 e 18 meses”. Por fim, Maddarena chama atenção para um procedimento ainda mais novo, que é a ‘reinjeção’ de gordura extraída do próprio paciente durante a lipoaspiração diretamente nessa camada logo abaixo da pele do dorso.