BJD
29 máx 18 min
BragançaPaulista21 Fev 2018


Colunistas


Raposão e a gasolina
Sexta-Feira,  15 DEZ 2017
Tamanho dos caracteres

Raposão está com 52 anos (apesar da “carinha de 30”, “cabeça de 12” e “corpixu” de... bem, deixa prá lá!) e, sinceramente, às vezes eu acho que a única “coisa” que efetivamente mudou de quando eu tinha uns 14 anos foi “o preço dos brinquedos”! Hoje muito mais caros aos que tinha naquela idade, quando um carrinho de rolimã, uma pipa ou uma bola me alegravam muito mais que hoje, que tenho brinquedos bem mais caros.

A verdade é que hoje, com a tecnologia e eletrônica, as tentações são grandes. Tem tanta coisa interessante para adquirir, que a gente precisa tomar cuidado para não se encher de bugigangas que, provavelmente alguns meses depois vão virar mais um entulho guardado no armário, sem falar no preço que não é barato. Talvez, justamente por isso me reservo o direito de me dar poucos, mas pouquíssimos “brinquedos” (aprendi a lição com o meu armário cheio de celulares e eletrônicos que hoje não servem para muita coisa, não!).

Mas, por que Raposão tocou nesse assunto? Na verdade apenas para frisar a minha idade (52 anos) e poder citar que nesse tempo todo que estou aqui na Terra, mais especialmente aqui no Brasil, nunca vi uma política de preços de combustíveis como a que agora vem sendo feita, uma verdadeira afronta ao bolso dos brasileiros!!!

A verdade é que especialmente a gasolina vem subindo quase toda semana, atingindo cerca de uns 35% de aumento nos últimos meses (cálculo este feito pelo próprio Raposão, baseado em anotações feitas cada vez que abasteço meu carro, aliás, um dos “brinquedos caros” que me dei depois de “velho”).

Alô presidente Michel Temer: o que o “senhor” vem fazendo com os combustíveis é um autêntico “ROUBO”, uma verdadeira afronta ao povo brasileiro! Tudo porque você precisa de dinheiro para sustentar um monte de gente que “mama” no governo.

Isso é uma vergonhaaaa!!!!!

E O GÁS ?

E se a coisa parasse na gasolina, ou seja, se fosse só ela que viesse tendo aumentos abusivos, até que poderia haver uma justificativa, mas tem também o gás de cozinha, que subiu nos últimos meses cerca de 65%!!! (você não leu errado, não! É SESSENTA E CINCO POR CENTO MESMO!!!!).

Até poucos meses atrás, o gás custava uns 45 reais e hoje, computando mais um aumento da semana passada (se é que esta semana não subiu de novo!?), deve ir para quase inacreditáveis 70 ou 75 reais. Um absurdo! Um descalabro! Isso já não é mais questão de economia, mas sim de polícia!

O pobre sofrido povo brasileiro está nesta toada: quando tem dinheiro para comprar o arroz e feijão, falta dinheiro para comprar o gás!

Só vou dizer uma coisa: esse tal de Michel Temer, em matéria de política de aumento de combustíveis e seus derivados, é o cara mais “de quatro patas e de orelha grande” (Raposão está “meio” educado hoje) que já vi em minha vida, no auge dos meus 52 anos!

ENERGISA

Raposão recebeu contato da “empresa de luz” de Bragança, esclarecendo algumas coisas que foram citadas na Coluna da semana retrasada (semana passada não fomos “ao ar” em virtude do feriado).

Segundo a Energisa, os postes “deixados” no meio da rua lá próximo ao hipermercado que inaugurou, bem próximo do popular Posto de Monta, deve-se ao próprio hipermercado, que entrou com pedido para a retirada dos mesmos apenas quando já estava próximo da inauguração, e como a retirada dos postes é um “serviço grande”, obviamente que ainda não deu tempo hábil para a retirada deles, o que em breve será feito.

A Energisa aproveitou para lembrar Raposão, que desde 2010 ela não é mais responsável pela troca de lâmpadas ou por qualquer manutenção da iluminação pública, salvo quando for o caso de problema no “fornecimento” de energia. Isso era feito pela Citéluz e de março para cá quem assumiu foi a empresa JNR, que venceu a nova licitação, com o valor de R$3,95 “por item” (que número será que resulta isso?).

Raposão agradece o contato feito pela simpática funcionária Evanise, da Energisa, e fica lisonjeado pela atenção dedicada à minha coluna.

Aproveitando que “descobrimos” que agora quem faz a manutenção da iluminação pública é essa empresa JNR, alguém sabe o que quer dizer esses R$3,95 “por item”, ou seja, quanto representa exatamente isso no novo contrato, quanto é isso em termos de pagamento mensal, visto que o contrato anterior com a Citéluz era de “14 milhões”?

Alô Prefeitura: dá para informar “prá nóis”, apenas a título de curiosidade, quanto foi pago, mês a mês, à empresa JNR, desde que ela assumiu a manutenção da iluminação pública???

Alô vereadores: algum de vocês está interessado nessa informação?

Aguardemos.

VERGONHA

Segue a obra na Variante do Taboão a ritmo de “tartaruga” (peço perdão à tartaruga por comparar seu caminhar com o andar das obras na Variante, afinal a tartaruga é beeeem mais rápida!).

Basta passar por lá para ver o marasmo que “tá aquilo”. Aliás, notei que até o “zapzap” está atrapalhando a obra! (passem por lá e vejam!). Enquanto isso milhares de motoristas são prejudicados, tendo que fazer retornos longos, muito embora, finalmente, tiraram os cones que impediam o acesso a um retorno que já estava pronto há tempos!

Alô D.E.R: o que está havendo?

TODO MUNDO GRITA...

...e todos têm um lado de razão! Assim foi a aprovação do projeto (PLC 21/2017) que diminuiu o valor para pagamento de dívidas trabalhistas (valor dos precatórios de débitos de natureza tributária ou não).

De um lado a Prefeitura alega que não vai ter dinheiro e de outro os funcionários não irão mais receber rapidamente quantias estabelecidas em execução de processos. Enfim, onde falta dinheiro fica difícil alegrar a todos.

AMIGO SECRETO

No fim de ano é muito comum as pessoas fazerem amigo secreto, também conhecido como amigo oculto.

Raposão fez um estudo e relata aqui alguns presentes que pessoas ilustres adorariam ganhar (e se você, por ventura, participar de um amigo secreto que tenha a participação de algum deles, já saberá qual presente dar). Vejamos:

Dória e Jango – tinta para cabelo
Jesus Chedid – uma arrecadação maior
Marcus Valle – caiaque “com furo” (igual “aquele” que empresta aos amigos)
Aécio Neves – aspirador de pó
Lula – cigarros (deve começar a fumar em breve, provavelmente em Curitiba)
Donald Trump e Michel Temer – potes de vitaminas (“têm esposas novas”)
Raposão – protetor solar (para passar na “língua”, assim ela tomará menos sol)
Palmeiras – “um” Mundial, pelo amor de Deus!
Semana que vem, “talvez” tenha mais dicas de presentes.

CONCORRÊNCIA

Raposão anda vendo entrevistas em que o atual ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, manifesta a intenção de concorrer à Presidência da República.

Quem ficou preocupado com tal notícia foi o eterno candidato Levy Fidelix, que teme perder o “quase eterno” posto de “último” lugar nas eleições.

Quem viver, verá!

MILAGRE

Raposão precisa de um milagre! Raposão sempre acreditou em milagres. E por que não acontecer um milagre nesse momento de minha vida?

Um pequeno já aconteceu: minha mãe está de volta a casa, após um breve período de internação na Santa Casa. Agradeço a todos que rezaram e oraram por ela. Por favor, continuem rezando e orando! Acredite! Milagres acontecem!!! Vamos fazer um milagre juntos!!!

Um bom final de semana a todos, lembrando que esta Coluna é meramente fictícia, com verdades e inverdades (cabendo a você, leitor, descobrir qual é qual?), e na sexta-feira que vem tem mais (se Deus assim consentir), lembrando que Raposão aceita dicas, opiniões, críticas e, é lógico, elogios (desde já, os agradeço), que podem ser feitos via e-mail, telefone (ver ambos abaixo), “sinais de fumaça” ou cartas para redação do BJD, situada à Av. Antônio Pires Pimentel nº 957, Centro, Bragança Paulista, CEP 12914-000.

Acompanhem também Raposão na Internet, pelos sites www.bjd.com.br e no Facebook (Raposão João Raposo Advogados Associados) ou no Instagram (joao_raposo João Raposo Advocacia – Raposão).

ADVOGADO João José Raposo de Medeiros Jr. é colaborador do BJD desde 1982. Contatos pelo e-mail joao_raposo@terra.com.br (por “leitor Raposão” no assunto do e-mail) ou pelo tel. 9-8353-5626 (cel. TIM) (digite o número 9 mais a palavra “TELEJOAO” no teclado do tel que dá esse número, bem mais fácil de guardar, não?) ou pelo Whats App (ZapZap) 9-9903-4555 (cel. VIVO).