BJD
31 máx 17 min
BragançaPaulista21 Jan 2018


Colunistas


Obra Integral para Piano de Osvaldo Lacerda
Sexta-Feira,  24 NOV 2017
Tamanho dos caracteres

 Osvaldo Lacerda (1927-2011), completaria neste ano seu 90º aniversário, e para celebrar, a COMEP (Comunicação Musical Editora Paulinas) elaborou um vultuoso projeto e convidou a esposa do compositor, a incansável pianista Eudóxia de Barros para colocá-lo em prática: realizar a gravação integral da obra para piano de seu marido.

Considerando que Lacerda foi um dos compositores brasileiros que mais se dedicou a compor para o instrumento e que seu idioma pianístico foi concretizado em obras de alta complexidade técnica e musical, o empreendimento, disposto na série de CDs, é um efeito de grande envergadura e desde já constitui, dentro do século XXI, um dos mais importantes marcos da música brasileira de concerto.



Para tanto, Eudóxia partilhou os registros com outras pianistas que, ao longo de suas vidas, conviveram e interpretaram a música de Lacerda: Maria José Carrasqueira, Paola Tarditi, Paulo Gori, Renato Figueiredo, Silvia Maltese e Valdilice de Carvalho.

Tem-se portanto, com estas gravações, uma oportunidade única de vislumbrar uma das mais importantes, variadas e coloridas páginas do repertório pianístico brasileiro, produzidas pelas mãos de Osvaldo Lacerda.

Osvaldo Lacerda iniciou-se à música desde a infância e ao longo dos anos tornou-se professor, compositor e orientador. Recebeu inúmeros prêmios no Brasil e no Exterior; foi professor e fundador da Escola Municipal de Música de São Paulo – Professor de História da Música Brasileira e análise da Faculdade de Artes Santa Marcelina.

Composições – Obra Integral para Piano de Osvaldo Lacerda (box com 6 CDs).

VIDA E OBRA DO COMPOSITOR


As partituras se encontram no “link” dentro do site: www.eudoxiadebarros.com.br