BJD
31 máx 19 min
BragançaPaulista18 Jan 2018


Colunistas


Mulheres Fortes e Atuantes de Bragança Paulista
Segunda Feira,  13 NOV 2017
Tamanho dos caracteres

 Não é segredo para ninguém que as mulheres de hoje em dia precisam ser fortes, independentes, ter a capacidade de tomar decisões difíceis, controlar as emoções, cultivar a inteligência, serem lindas, e ainda ter boa dose de senso de humor.

Por isso, escolhi algumas mulheres que em minha opinião, tem essas qualidades, e vou trazer aqui nas minhas colunas para você conhecer.

Quero começar com a Secretaria de Saúde Marina de Oliveira que tem se destacado pela sua firmeza de opinião.

Quando fui entrevistar a Marina, esperava encontrar uma mulher séria, pois tanto se fala dela ser firme e forte como Secretária de Saúde. O que encontrei foi uma linda mulher, doce nas palavras, elegante e perfumada pelo Angel de MUGLER, sensível e preocupada com a área da saúde e tudo que se refere a nossa cidade.

Marina é Socióloga, pós graduada com especialização em Micropolítica da Gestão e Trabalho em Saúde.

Trabalha desde cedo, e seu primeiro trabalho foi como muitas mulheres, auxiliar de serviços gerais. Foi Secretária de Saúde por 3 vezes, 4º com essa.

Casada, sem filhos por opção, reside em Bragança Paulista e aos Finais de Semana vai para São José dos Campos, sua cidade natal.

Está realizando na Secretária de Saúde um belo trabalho voltado a mulheres, na rede de saúde básica da nossa cidade;

• Dos 09 aos 14 anos: Primeira consulta ginecológica, vacinação contra o HPV (a primeira vacina contra o câncer - PREVENÇÃO) e conscientização sobre as doenças sexualmente transmissíveis e a gravidez indesejada. E se já tiver iniciado atividade sexual, também o exame de Papanicolau.

• A partir dos 20 anos: Realização do exame de Papanicolau.

• A partir dos 30 anos: Realização de Papanicolau anualmente e se houver necessidade, Mamografia.

• A partir dos 40 anos: Realização de Papanicolau e Mamografia anualmente e se houver necessidade, ultrassom de mama e transvaginal

• 50 a 69 anos: Realização de Papanicolau e Mamografia de Rastreamento anualmente e se houver necessidade, ultrassom de mama e transvaginal
Nessa faixa de idade, a paciente pode ligar no 0800 77 90 000, com somente o número do cartão SUS e marcar a mamografia diretamente, sem necessidade de pedido médico.

• 70 anos e mais: Todos os exames já citados.

• Em todas as fases da vida, é recomendado e estimulado o AUTO EXAME DAS MAMAS, bem como os exercícios físicos. alimentação saudável, não fumar, etc, para se prevenir contra as doenças.

• No mês de outubro, denominado OUTUBRO ROSA, toda a rede intensificou os exames e palestras às mulheres, tanto para a PREVENÇÃO como para o DIAGNÓSTICO precoce de possíveis doenças, em todas as unidades de atenção básica, inclusive ficando em funcionamento até mais tarde (21hs) em um dia do mês, que neste ano será dia 25 (quarta).

• A rede está contratando mais médicos ginecologistas e mais exames, para que se possa realizar a prevenção às doenças.