BJD
32 máx 18 min
BragançaPaulista16 Jan 2018


Colunistas


Alunos votam na ave símbolo
Segunda Feira,  11 SET 2017
Tamanho dos caracteres

 Este ano estamos na etapa final de votação para Ave Símbolo de Bragança Paulista. Se o Brasil, todos os Estados e alguns Municípios já sabem qual espécie melhor os representa, nós também queremos a nossa representante.

Em 2016, o primeiro turno da votação foi totalmente livre. Cada pessoa escolhia a espécie local de sua preferência. Entre todas, três foram as mais votadas: João-de-barro, Coruja-buraqueira e Beija-flor-tesoura.



O segundo turno ocorre neste ano, para todos através do facebookwww.facebook/observacaodeaves (ACESSE E VOTE) e em escolas, onde os alunos recebem cédulas de votação e podem exercer o direito de escolha.

Antes da votação, todos participam de atividade lúdica sobre aves, com informações sobre algumas espécies nativas que habitam permanentemente entre nós, sobre espécies migratórias que só aparecem na primavera e verão e sobre outras que estão sendo forçadas a abandonar seus locais de origem devido à degradação destes e, buscando um habitat mais favorável, acabam se instalando aqui.



Os alunos recebem reproduções das aves locais e descobrem qual é o melhor ambiente para cada uma, fixando-as em um lindíssimo painel criado especialmente pela artista plástica Dilone Borek Issa. É tudo junto, diversão + meio ambiente + cidadania.

Em breve o Coletivo Socioambiental e a Associação Bragança Mais, entidades responsáveis pela iniciativa, divulgarão a espécie vencedora, aquela que vai representar Bragança Paulista!