BJD
31 máx 19 min
BragançaPaulista18 Jan 2018


Colunistas


Sensação de segurança... (I)
Sábado,  02 SET 2017
Tamanho dos caracteres

 É APENAS impressão ou emoção de fraco aspecto, afinal, nem mesmo a Operação Força Administrativa de Resposta Operacional (FARO) intimidou gatunos, ladrões violentos e que continuam agindo em bairros de nossa cidade. Ora, não se pretende aqui culpar a polícia pela expansão do crime, longe disso, no entanto, quando na ação de tratamento da insegurança pública não ocorrer o resultado satisfatório, modificações estruturais serão necessárias.

A afirmação do major PM Luiz Liberatto do Nascimento, “O objetivo principal é dar uma maior sensação de segurança” quando policiais militares, policiais civis e guardas civis municipais participaram de evento-reunião na Praça Raul Leme, foi infeliz. Não basta a sensação de segurança, fundamental é a efetivação dela e nada mais oportuno que a lição de Diogo de Figueiredo Moreira Neto, Procurador do Estado do Rio de Janeiro e um dos maiores administrativistas contemporâneo, falecido recentemente: “(...) a relação entre ordem pública não é de todo para parte, mas de efeito para causa, assim segurança pública é o conjunto de processos políticos e jurídicos destinados a garantir a ordem pública na convivência de homens em sociedade.”

Não é equívoco, o artigo 144 da Constituição Federal regulamenta o funcionamento da segurança pública e à Polícia Militar cabem as tarefas de fazer o policiamento ostensivo e preservar a ordem pública. Uma das dificuldades enfrentadas pela Polícia Militar é sim a redução do efetivo. Lei Nº 12.527/18/NOVEMBRO/2011 (Lei de Acesso à Informação). Fundação Seade (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados) escancara que o efetivo de 93.799 policiais militares do Estado de São Paulo é de um PM para cada 463 habitantes e conforme a própria PM 9.509 desse contingente cumprem funções burocráticas. Apenas para ilustrar> Portal da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) em 24 de Agosto/2017 registrava 11581 páginas com indicações, requerimentos, proposições e outros expedientes relacionados com a PM. Incrível!

SENSAÇÃO DE SEGURANÇA (II)

É APENAS IMPRESSÃO!
O Manual de Conduta de Patrulha em Local de Risco da PM/SP dispõe em seu parágrafo único/artigo terceiro> “A patrulha será formada por policiais militares com treinamento e equipamentos mínimos e necessários à consecução bem sucedida de uma missão a ela imposta, enfrentando os diversos infortúnios causados pela natureza, tempo ou dificuldade da missão.” Ainda no artigo sexto/letra c: “o sigilo é essencial durante toda a missão e, em particular, na área do objetivo.” Também> II – “patrulha de combate: a) patrulha que, embasada no ordenamento jurídico em vigor no país, utiliza as técnicas policiais a fim de efetuar prisões, desarticular pontos de venda de entorpecentes, cumprir mandados judiciais, sendo também responsável por prestar apoio a outras patrulhas policiais.” As instruções aí estão. Afinal, o que faltou? A PM é eficiente! É a autêntica força pública da sociedade. Merece aplauso e o nosso respeito. O que se indaga é o resultado da operação. Atingiu o objetivo previsto?

O Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial Associado à FAAP- Fundação Armando Álvares Penteado elaborou “Estratégias Policiais Para a Redução da Violência” (José Vicente da Silva Filho). Um item me chamou a atenção> “Os problemas de violência têm sido circunscritos ao âmbito de um órgão do executivo, a Secretaria da Segurança Pública, que na verdade se limita a dirigir os esforços dos órgãos policiais.

A atuação da polícia é de importância crítica, mas a amplitude dos esforços para o controle da violência requer uma posição estratégica global, urgente dos governos estaduais, que não podem aguardar os efeitos indiretos de melhorias macro-econômicos e macro-sociais, nem debitar a questão unicamente ao aparato policial.” Perfeito! Ainda> “(...) o aparato policial é mal visto porque seus esforços, por mais louváveis que sejam não estão correspondendo às necessidades da sociedade, ameaçada por índices elevados e crescentes de violência.

O relativo conformismo perante os resultados desfavoráveis - a polícia parece ter oficializado sua posição na imagem por ela divulgada de que enxuga o chão sob torneira aberta - é tão desconcertante quando o equivocado dinamismo direcionado a aliviar as pressões políticas e da opinião pública.” Vale a pena ler. Oportunamente retornarei à questão e, por último, não se pode culpar o polícial e sim quem o comanda, basta lembrar que policial brasileiro morre diariamente em serviço!!!

NOTÍCIAS FALSAS...

PROLIFERAM NAS REDES SOCIAIS
promovendo uma bola de neve com publicações falsas que geram pânico e afetam a vida de inúmeras pessoas. Sejamos cautelosos> não entender o cenário do conteúdo e os insensatos propósitos ocultos atrás de um link e repassar para “amigos” é contribuir para aumentar o medo, ou seja, criar um estado emocional que surge em resposta a consciência diante da irreal situação de perigo. É um dos maiores combustíveis para boatos na internet. Tem mais> não acredite imprudentemente em suas crenças políticas, religiosas e ideológicas.

Aliás, aqui em nossa cidade constatamos milhares de postagens com conteúdos falsos. São os “fofoqueiros” que passam 24 horas entupindo a internet com tantas bobagens. Tem solução para tal circunstância? Sim! Qualquer internauta pode postar vídeos e comentários, entretanto, responderão pelos mesmos e por sua responsabilidade.

O Marco Civil garante que os responsáveis por atos que causem danos (medo é um dano) a terceiros respondam por suas ações, quando eles forem considerados ilegais. “Prefiro a paz mais injusta, à mais justa das guerras.” (Cícero) - Vamos agir? Ótimo!

NELSON RODRIGUES

QUARTA-FEIRA, 23/AGOSTO>
foi o aniversário do dramaturgo, romancista, jornalista, cronista esportivo e mais uma dezena de títulos> o saudoso ANJO PORNOGRÁFICO> 105 anos! Tenho quase toda a obra dele. Transcrevo a frase que serve para todos que ocupam cargos aqui e acolá> “O homem não nasceu para ser grande. Um mínimo de grandeza já o desumaniza. Por exemplo: um ministro. Não é nada, dirão. Mas o fato de ser ministro já o empalha. É como se ele tivesse algodão por dentro, e não entranhas vivas.”

CRENDICES

AGOSTO>
Imperador César Augusto que teve o mês batizado em sua homenagem sofreu sua maior derrota militar, na Germânia / Ano 30 de nossa era, no dia 29 João Batista foi decapitado, por ordem de Herodes / Pompéia foi soterrada pelas lavas do Vesúvio em 24 de agosto de 79 / Em 24 de agosto de 1572 Catarina de Médici ordenou o massacre de São Bartolomeu / Em agosto de 1914 começa a Primeira Guerra Mundial / Em 1939 teve início a Segunda Guerra Mundial / Mais de duzentas mil pessoas morreram nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, quando as cidades de Hiroshima e Nagazaki foram destruídas pela bomba atômica / Nova York, 6 de agosto de 1890, o primeiro homem foi eletrocutado numa cadeira elétrica / 13 de agosto de 1961 teve início a construção do Muro de Berlim / 24 de agosto Getúlio Vargas se suicida (?) / Forças estranhas fizeram com que Jânio Quadros renunciasse à Presidência da República no dia 25 de agosto de 1961 / 22 de agosto de 1976, morre Juscelino Kubitscheck, vítima de desastre automobilístico em circunstâncias misteriosas (?) / 24 de agosto é o dia em que o Diabo anda solto, fazendo as suas. A grande maioria de nossas crendices herdamos de Portugal, onde o povo, apesar de religioso, acredita em muitas coisas que a lógica ou a racionalidade não explicam. Você é supersticioso(a)? Lembro que Agosto é o mês dos estudantes e nada melhor que se preparar para a vida!

POR ÚLTIMO


SALÁRIO
pago aos ministros do Supremo Tribunal Federal em agosto/2017 segundo dados do portal Transparência do STF: Nome Bruto (R$) - Líquido (R$)> ALEXANDRE DE MORAES 33.763,00 22.654,94<> CÁRMEN LÚCIA ANTUNES ROCHA 37.476,93 24.911,16<> ENRIQUE RICARDO LEWANDOWSKI 37.476,93 24.012,19 <> GILMAR FERREIRA MENDES 37.476,93 21.574,17 <> JOSE CELSO DE MELLO FILHO 37.476,93 19.200,79 <> JOSÉ ANTONIO DIAS TOFFOLI 33.763,00 20.102,31 <> LUIZ EDSON FACHIN 33.763,00 21.782,20 <> LUIZ FUX 37.476,93 25.347,53 <> LUÍS ROBERTO BARROSO 33.763,00 21.735,82 <> MARCO AURELIO MENDES DE FARIAS MELLO 37.476,93 22.566,09 <> ROSA MARIA WEBER CANDIOTA DA ROSA 37.476,93 24.232,18. (Fonte> Exame). Nenhum absurdo conforme postagens mentirosas!!!

ATÉ A PRÓXIMA