BJD
31 máx 19 min
BragançaPaulista18 Jan 2018


Colunistas


Música e dança na Rússia
Sexta-Feira,  04 AGO 2017
Tamanho dos caracteres

 No século XIX a música Russa foi definida pelo conflito entre o compositor clássico Mikhail Glinka e Anton e Nikolai Rubinstein.

A tradição posterior de Tchaikovsky, um dos maiores compositores da era romântica, foi continuada no século XX por Rachmaninoff. Compositores de renome mundial do século XX incluem também Scriabin, Stravinsky, Prokofiev, Shostakovich e Schnittke.

Os conservatórios russos revelaram gerações de solistas famosos. Entre os mais conhecidos, estão os violinistas David Oistrakh e Gidon Kremer, o violoncelista Mstislav Rostropovich, os pianistas Vladimir Horowitz, Sviatoslav Richter e Emil Gilels, e os vocalistas Feodor Chaliapin, Galina Vishnevskaya, Anna Netrebko e Dmitri Hvorostovsky.

No início do século XX, os dançarinos russos de balé Anna Pavlova e Vaslav Nijinsky alcançaram a fama. O empresário Sergei Diaghilev e as viagens ao exterior da sua companhia, a ‘Ballets Russes’, influenciaram profundamente o desenvolvimento da dança no mundo inteiro.

O balé soviético preservou e aperfeiçoou as tradições do século XIX e as escolas de coreografia da União Soviética produziram muitas estrelas de renome internacional, como Maya Plisetskaia, Rudolf Nureyev e Mikhail Baryshnikov. O Balé Bolshoi, em Moscou, e o Balé Mariinsky, em São Petersburgo, tornaram-se famosos em todo o mundo.