BJD
31 máx 17 min
BragançaPaulista21 Jan 2018


Colunistas


Stephen Foster (1826 - 1864)
Sexta-Feira,  30 JUN 2017
Tamanho dos caracteres

 Stephen Collins Foster, compositor nascido em 04 de julho de 1826 (há 91 anos) em Pittsburgh (EUA), foi um dos mais populares autores de canções norte-americanas, como a conhecida “Oh Suzana” e “Old Kentucky Home” entre outras.

Considerado compositor de música negra e baladas por ter nascido em uma área rural ás margens do “Allegheny River, hoje “Lawrenceville”, parte da cidade de Pittsburgh, na Pensilvânia, foi o criador de uma obra influenciada por canções populares sentimentais, de cânticos religiosos e cantos de trabalhadores negros daquela cidade.



Era filho de William e Elisa Foster. Educou-se em escolas pobres da região e não teve recursos para frequentar o curso Superior.Também não teve formação musical, mas formou-se na cultura negra de Pittsburgh. Lançou seu primeiro álbum “Open Thy Lattice,Love” em 1842.

Com dificuldades financeiras, acabou por vender “Oh Suzana” (1848) por cem dólares, o que rendeu à gravadora milhares de dólares. Foi contratado por uma gravadora em New York (1849), mas por falta de planejamento profissional para sua carreira continuou vendendo os direitos de suas composições, como as canções feitas para shows de Eduwin P. Christy, as quais foram lançadas como autoria de Christy, inclusive o grande sucesso “Old Folks at Home” de 1851.

Foster mudou-se para New York em 1860 e a partir daí suas canções tornaram-se sentimentais, como “Poor Drooping Maiden”. Faleceu com apenas 38 anos por se entregar ao alcoolismo (1864). Deixou cerca de 200 canções.

Esta coluna retorna em agosto de 2017.