BJD
31 máx 19 min
BragançaPaulista18 Jan 2018


Colunistas


Homenagem “Cidadania Socioambiental” no Cine Debate
Terça-Feira,  04 ABR 2017
Tamanho dos caracteres

 Além da proposta educativa presente no Cine Debate, nesta 8ª edição vamos realizar uma Homenagem de Cidadania Socioambiental para duas cidadãs que vivem em Bragança Paulista e são exemplos de atuação e semeadoras incansáveis de boas práticas socioambientais.

A homenageada no dia 4 de abril será Anaí Ap. Parizatto Lopes, integrante ativa da Associação Bragança Mais desde sua fundação, há 20 anos, e também do Coletivo Socioambiental, um exemplo se superação, força e cidadania.

Não há limites para a atuação de Anaí - além de participar de todas as atividades realizadas pelas duas entidades, também representou e representa a sociedade civil em eventos e conselhos, com presença ativa desde as reuniões do “Entre Serras e Águas”, no CONCIDADES, COMDEMA, Conselho de Cultura entre outros.

No dia 5 de abril nossa homenagem será para Emília Sumie Nakamura, cidadã incansável que no seu dia a dia é exemplo concreto da força e importância de fazermos a nossa parte em tudo aquilo que esteja ao nosso alcance.

Emília é conhecida por caminhantes e praticantes de esportes do Lago do Taboão, pois é ali que sua responsabilidade socioambiental toma forma - enquanto caminha, vai cuidando do que está ao seu redor, recolhe lixo do lago, planta algumas mudas e sementes para enriquecer a biodiversidade e ajuda a cuidar desse lindo cartão postal de nossa cidade.

São duas mulheres exemplo de atitude, amor ao próximo e corresponsabilidade sobre a comunidade! Que os exemplos de Anaí e Emília nos inspire para que possamos encontrar diferentes maneiras de fazer de nossa vida um importante instrumento de construção de uma vida melhor para a comunidade, na direção da construção de sociedades sustentáveis.

Programação e convidados do 8º Cine Debate “Sementes do Futuro”:

DIA 04/4 – TERÇA -FEIRA
Filme: Onde será a próxima invasão / Invasão americana – Michael Moore.
Convidados: Shel Almeida - jornalista e Rodrigo Mendes Rodrigues - professor de Filosofia.

DIA 05/4 – QUARTA –FEIRA
Filme: Sementes e Sementes de liberdade.

Convidados: Flavia Balderi - integrante da Associação Ambientalista Copaíba; Victoria Tavella – integrante do Coletivo Feminista Rosa não Cala e Marcelo Delduque – iniciativa de agroecologia da Fazenda Serrinha.

O 8º Cine Debate é um evento gratuito aberto a participação de todos interessados, e ocorrerá no NAPA (Rua São Bento, s/n – Vila Aparecida) às 19h00, com apresentações artísticas, pipoca todas as noites e certificado para todos os participantes!

O Cine Debate é um evento de educação ambiental que une conhecimento ambiental e cultura, através da exibição de vídeos e realização de diálogos entre convidados e plateia, abordando temas relacionados à sociedade e sua problemática, ampliando os espaços de discussão; tem como objetivo despertar nos participantes uma reflexão individual e coletiva quebrando paradigmas para construir uma nova visão de mundo, uma visão que inclua os valores da sustentabilidade e toda complexidade que acompanha essa nova forma de ser e estar no mundo.

Neste cine debate traremos para a esfera da sustentabilidade discussões sobre economia, educação, feminismo, direitos trabalhistas, agroecologia, multinacionais e agronegócios, problematizando essas questões e indicando algumas alternativas concretas que nos mostram que outras formas de ser e estar nesse mundo são possíveis.

ANO COMEMORATIVO: 10 ANOS DE COLETIVO SOCIOAMBIENTAL EM BRAGANÇA PAULISTA!
Venha participar conosco!!!