BJD
31 máx 19 min
BragançaPaulista18 Jan 2018


Colunistas


J.S. Bach (1685 - 1750)
Sexta-Feira,  24 MAR 2017
Tamanho dos caracteres

 Neste mês, comemoramos o aniversário do compositor alemão Johann Sebastian Bach, que nasceu a 21 de março de 1685 em Eisenach. Com exceção de alguns trabalhos iniciais, Bach escreveu a maioria de sua obra para cravo nos últimos anos de vida.

Em 1722, compôs metade da obra que provavelmente é seu melhor trabalho para teclado - uma coleção que compreende 48 prelúdios e fugas, chamada “O Cravo Bem Temperado”. Esse título refere-se ao tipo de afinação (temperada) usada nos instrumentos de teclado.

Bach foi o primeiro grande compositor a escrever um concerto para teclado. Foram dezesseis ao todo, para seus filhos e alunos executarem. Na época, o cravo era usado geralmente para acompanhar outros instrumentos, mas Bach tratou como instrumento solista.Compôs também concertos para dois, três e até quatro cravos.

Bach sempre escrevia peças para seus alunos tocarem. Em 1720, sua mulher morreu e no ano seguinte ele se casou novamente. Sua segunda mulher, Anna Magdalena, ajudava-o em seu trabalho e fazia cópias de suas músicas.

Ele dedicou a ela dois livros de peças para teclado, tanto para seu aprendizado como para seu divertimento. Muitas de suas peças, como acontecem em toda a obra de Bach para teclado, são usadas didaticamente até hoje.

Johann Sebastian Bach foi “mestre-de-capela (diretor musical) do Príncipe Leopold, no Castelo em Köthen. Essa posição desagradou a seu antigo empregador, o Duque de Saxe-Weimar, que conservou Bach prisioneiro por quase um mês, tentando persuadi-lo a ficar com ele.

Era hábil executante de órgão e de cravo. Em seu trabalho dava recitais tocando como solista ou acompanhando suas próprias cantatas. Bach faleceu aos 65 anos, em 28 de julho de 1750.