BJD
33 máx 20 min
BragançaPaulista18 Jan 2018


Colunistas


Campanha: votação de uma ave símbolo para Bragança Paulista
Terça-Feira,  21 FEV 2017
Tamanho dos caracteres

 As aves sempre foram usadas como símbolos representativos de um grupo, local, país, etc. A Ave-Símbolo do Brasil é o sabiá-laranjeira (Turdusufiventris).

Até 2002, o Brasil não tinha uma ave-símbolo. Uma das candidatas seria a ararajuba (Guaruba guarouba). No entanto, uma ave, companheira dos brasileiros no campo e na cidade, levou o título. A Ave-Símbolo do Brasil é o sabiá-laranjeira (Turdusrufiventris).E no Brasil, cada estado tem uma Ave-Símbolo que o representa. A lista completa pode ser acessada no site ornithos.com.br/escola/a-ave-simbolo-de-cada-estado/

Aqui em Bragança Paulista a Associação Bragança Mais e o Coletivo Socioambiental estão, desde 2016, desenvolvendo uma campanha para eleger uma ave símbolo para nossa cidade e já estamos no segundo turno dessa votação.

Durante o primeiro turno, que se estendeu por um ano, centenas de pessoas votaram na ave de sua preferência, sem qualquer restrição. Foram realizadas várias campanhas de votação corpo-a-corpo nas imediações do Lago do Taboão e no Parque dos Estados, além das votações dos participantes das passarinhadas ocorridas no Lago do Taboão, Jardim Público e parque Refúgio da Aves. Trinta e oito espécies receberam votos, demonstrando expressiva biodiversidade nas escolhas. Dentre as espécies, as 3 mais votadas foram: coruja-buraqueira, joão-de-barro e beija-flor-tesoura.

Agora vamos escolher dentre estas três finalistas. Esta última etapa de votação está acontecendo online e todo mundo pode participar! Basta acessar a ficha de votação que está disponível nas páginas do facebook do Coletivo Socioambiental e da Observação de Aves Urbanas que podem ser acessados em facebook.com/observacaodeaves e facebook.com/coletivobp .

Pronto, assim você votou em um representante para nosso município e está auxiliando a consolidar a identidade de Bragança Paulista. A escolha vai até o mês de maio e o resultado será divulgado na em junho, durante evento de comemoração do dia do meio ambiente.